quarta-feira, 14 de novembro de 2012

A simbologia dos Elementos

Os Elementos


A importância central dos elementos como princípios organizadores no universo é uma constante na simbologia de todas as culturas.
Os povos antigos acreditavam que os elementos eram forças de energia que sustentavam o mundo. No Ocidente havia quatro: fogo, água, ar e terra. No oriente um quinto ( metal na china; "eter", um elemento espiritual, na Índia e no Tibete).  Os alquimista representavam cada elemento por um triângulo, os elementos engendravam todas as coisas, incluindo o corpo humano - carne (terra), respiração (ar), calor (fogo) e sangue (água) - e o bem-estar físico e psicológico de cada pessoa era uma questão de os manter em equilíbrio, do mesmo modo que era necessário equilíbrio no mundo exterior.

Composto pelos quatro elementos,além da dimensão espiritual invisível, o corpo (masculino) era o símbolo universal da vidaem todas as suas formas, a ligação entre o céu e a terra e personificação da energia dos deuses.

Eelementais



Espíritos não humanos da natureza, de que há quatro grupos princípais, associados a cada elemento: anões e gnomos (terra); salamandras e dragões (fogo); silfos, faunos e dríades (ar e florestas); ondinas (água e rios).
Os gnomos são os espíritos da terra. Maliciosos por natureza, no entanto se lhes ofertarmos algo estes podem nos recompensar com inemagináveis e maravilhosos tesouros.


Nas tradições ocidentais, as salamandras são os espíritos guardiães do fogo, os quais habitavam em vulcões.


Os espíritos do ar em comunhão com o divino.


Ondinas, os espíritos femininos das águas, tão cativantes quanto traiçoeiras.



Fonte: A linguagem dos símbolos - David Fontana - Editorial Estampa





Sem comentários:

Enviar um comentário