Em plena crise, o pensamento inquieta-se e interroga-se; ele pesquisa as causas mais profundas do mal que atinge a nossa vida social, politica, económica e moral.
As correntes de ideias, de sentimentos e interesses chocam brutalmente, e deste choque resulta um estado de perturbação, de confusão e de desordem que paralisa toda a iniciativa e se traduz na incapacidade de encontrarmos soluções para os nossos males.
Portugal perdeu a consciência de si mesmo, da sua origem, do seu génio e do seu papel, de herói intrépido, no mundo. Chegou a hora do despertar, do renascimento, de eliminar a triste herança que os povos do velho mundo nos deixaram, as bafientas formas de opressão monárquicas e teocráticas, a centralização burocrática e administrativa latina, com as habilidades, os subterfúgios da sua politica e dos seus vícios, toda esta corrupção que nos tolda a alma e a mente.
Para reencontrar a unidade moral, a nossa própria consciência, o sentido profundo do nosso papel e do nosso destino, isto é, tudo o que torna uma nação forte, bastaria a nós portugueses eliminar as falsas teorias e os sofismas que nos obscurecem o caminho de ascensão à luz, voltando à nossa própria natureza. Às nossas origens étnicas, ao nosso génio primitivo, numa palavra, à rica e ancestral tradição lusitana e/ou celtibera, agora enriquecida pelo trabalho e o progresso dos séculos.
Um país, uma nação, um povo sem conhecimento, saliência do seu passado histórico, origem e cultura, é como uma árvore sem raízes. Estéril e incapaz de dar frutos.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Auroque - O boi pré-histórico


O auroque (Bos primigenius) é um bovino extinto em 1627. Tratava-se de um animal de grandes dimensões e comportamento indócil. Seu habitat, em épocas pré-históricas, se estendia da Europa Ocidental à Península da Coreia e da Sibéria ao subcontinente indiano. Este animal teria sido caçado pelos homens no sul (nordicos) e centro da Europa desde a pré-história, como relatam as pinturas rupestres encontradas nestes locais. Linhagens mais dóceis teriam sido selecionadas pelas populações locais, e teriam dado origem ao BOI europeu (Bos taurus). O auroque, no entanto, jamais viria a ser domesticado, e, após milénios sofrendo com a caça, o último indivíduo morreu em 1627, na floresta de Jaktorowka, na Polónia. Recentemente tem-se discutido a separação do auroque como variedade distinta do boi doméstico, visto que estudos genéticos sugerem que pertenceram ambos à mesma espécie (Bos taurus), sendo assim o auroque seria a raça mais antiga (e também a original de onde a maioria das outras surgiram) de gado bovino.


O antigo auroque alcançava uma altura de cerca de 1,8 m e comprimento de cerca de 3 m. Pesava talvez uns 900 quilos. Cada um dos seus dois chifres podia ter mais de 75 centímetros de comprimento.


O touro selvagem mencionado na Bíblia em Jó 39:10, 11, provavelmente era o auroque (em latim: urus). Há dois mil anos, esses animais encontravam-se na Gália, e Júlio César fez a seguinte descrição deles: “Esses uri têm quase o tamanho dum elefante, mas de natureza, cor e forma são touros. Eles têm muita força e grande velocidade: não poupam nem homem nem animal quando os avistam".

Auroque volta ao Reino Unido após 2.000 anos


Geneticistas do Terceiro Reich 'recriaram' o gado selvagem por cruzamentos. Animal foi extinto na natureza no século XVII, mostram registros históricos.

O fazendeiro britânico Derek Gow trouxe para o Reino Unido os bois da raça Heck, que foram criados nos anos 1930 a mando do Terceiro Reich como forma de ressuscitar o auroque, o gigantesco gado selvagem da Europa.

O fazendeiro britânico Derek Gow e seu rebanho de auroques
Os auroques, que ultrapassavam uma tonelada, foram extintos em solo britânico no começo da Era Cristã e desapareceram definitivamente da Europa em 1627.


Os zoólogos alemães Heinz e Lutz Heck, usaram descendentes domésticos do auroque para recriar um animal muito parecido com o boi selvagem, por meio de cruzamentos, nos zoológicos de Berlim e Munique.

O partido nazi tinha interesse na "ressurreição" do animal por causa de sua importância para a mitologia germânica.

Raça Barrosã - O descendente português do Auroque

1 comentário:

  1. Se conseguires, lê a National Geographic deste mês, que tem uma página dedicada a um achado do Auroque em Portugal :)

    ResponderEliminar