Em plena crise, o pensamento inquieta-se e interroga-se; ele pesquisa as causas mais profundas do mal que atinge a nossa vida social, politica, económica e moral.
As correntes de ideias, de sentimentos e interesses chocam brutalmente, e deste choque resulta um estado de perturbação, de confusão e de desordem que paralisa toda a iniciativa e se traduz na incapacidade de encontrarmos soluções para os nossos males.
Portugal perdeu a consciência de si mesmo, da sua origem, do seu génio e do seu papel, de herói intrépido, no mundo. Chegou a hora do despertar, do renascimento, de eliminar a triste herança que os povos do velho mundo nos deixaram, as bafientas formas de opressão monárquicas e teocráticas, a centralização burocrática e administrativa latina, com as habilidades, os subterfúgios da sua politica e dos seus vícios, toda esta corrupção que nos tolda a alma e a mente.
Para reencontrar a unidade moral, a nossa própria consciência, o sentido profundo do nosso papel e do nosso destino, isto é, tudo o que torna uma nação forte, bastaria a nós portugueses eliminar as falsas teorias e os sofismas que nos obscurecem o caminho de ascensão à luz, voltando à nossa própria natureza. Às nossas origens étnicas, ao nosso génio primitivo, numa palavra, à rica e ancestral tradição lusitana e/ou celtibera, agora enriquecida pelo trabalho e o progresso dos séculos.
Um país, uma nação, um povo sem conhecimento, saliência do seu passado histórico, origem e cultura, é como uma árvore sem raízes. Estéril e incapaz de dar frutos.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Os mais famosos licores lusitanos

Licor de Zimbro



ZimbroJuniperus communis – Ocorre no Gerez e na Estrela. Os seus frutos são estimulantes e diuréticos. Lançados sobre brasas, em fumigações, usam-se contra dores reumáticas. Servem as bagas para aromatizar as carnes defumadas e também para a elaboração de licores. O licor é utilizado para as dores de estômago muito fortes, como as cólicas, recomendando-se um pequeno cálice para acalmar as dores.


Ingredientes

1 Copo de grãos de zimbro pretos e verdes.
1 Limão cortado em pedaços pequenos.
1/2 Lt de alcool de cereais (de preferência).
1 Lt de calda (metade açúcar, metade água).

Modo de preparação

1. Coloque os grãos de zimbro pretos juntamente com os verdes (os verdes devem ser em menor quantidade), o limão cortado e o alcool num recipiente de vidro.
2. Deixe macerar um mês.
3. Após esse período, coe e adicione a calda fria.
4. Filtre, engarrafe e deixe envelhecer.


Licor de Artemísia




Artemísia - Artemisia vulgaris - A artemísia possui um óleo essencial rico em diversas substâncias: cineol e tujona, flavonóides, taninos, saponinas, resinas, artemisinina, e princípios amargos. Suas propriedades medicinais conhecidas são o efeito analgésico, antiespasmódico, anticonvulsivo, tônico, calmante, digestivo, vermífugo e regulador da menstruação. A artemisinina está a ser testada contra malária. Não deve ser consumida crua, pois é tóxica nesta condição. O licor é um excelente substituto do chá e se bebido regularmente afasta todos os espiritos negativos.


Ingredientes
300 g de erva fresca, lavada e seca.
3 buquês de sabugueiro.
Aguardente de boa qualidade e baixo teor alcóolico.
Calda grossa de açúcar

Modo de preparação

1. Coloque as ervas numa garrafa de vidro e encha com aguardente de modo  a que estas viquem cobertas.
2. Deixar repousar por 21 dias.
3. No dia marcado, coar o liquido repartindo-o em garrafas escuras, deixando-as pela metade, enchendo-as na totalidade com a calda grossa de açúcar.
4. Deixar repousar em lugar escuro por 45 dias.


Licor de Medronhos



MedronheiroArbutus unedo - Em Portugal, pode ser encontrado por todo o país, mas a maior concentração ocorre nas serras do Caldeirão e Monchique. Constitui uma fonte de néctar para as abelhas durante o período do Inverno e possui frutos,considerados diuréticos, são bastante utilizados para fazer aguardente de Medronho. Para além de diuréticas, as bagas e as folhas são também adstringentes, depurativas e anti-inflamatórias. Indicado para problemas de fígado e de rins.



Ingredientes

1 litro de alcóol para licor.
1 kilo de medronhos.
1 kilo de açúcar (amarelo).

Modo de preparação

1. Misture o alcóol e os medronhos e deixe passar um mês.
2. Ao fim de um mês acrescene o açúcar e deixe passar mais um mês.
3. Retire os medronhos e filtre o licor.
4. Deixe a apurar durante dois meses.

Fontes: http://pt.petitchef.com/receitas/licor-de-medronho-fid-151138
http://pt.wikipedia.org/wiki/Medronheiro
http://herbariodaestrela.blogspot.pt/






Sem comentários:

Enviar um comentário