Em plena crise, o pensamento inquieta-se e interroga-se; ele pesquisa as causas mais profundas do mal que atinge a nossa vida social, politica, económica e moral.
As correntes de ideias, de sentimentos e interesses chocam brutalmente, e deste choque resulta um estado de perturbação, de confusão e de desordem que paralisa toda a iniciativa e se traduz na incapacidade de encontrarmos soluções para os nossos males.
Portugal perdeu a consciência de si mesmo, da sua origem, do seu génio e do seu papel, de herói intrépido, no mundo. Chegou a hora do despertar, do renascimento, de eliminar a triste herança que os povos do velho mundo nos deixaram, as bafientas formas de opressão monárquicas e teocráticas, a centralização burocrática e administrativa latina, com as habilidades, os subterfúgios da sua politica e dos seus vícios, toda esta corrupção que nos tolda a alma e a mente.
Para reencontrar a unidade moral, a nossa própria consciência, o sentido profundo do nosso papel e do nosso destino, isto é, tudo o que torna uma nação forte, bastaria a nós portugueses eliminar as falsas teorias e os sofismas que nos obscurecem o caminho de ascensão à luz, voltando à nossa própria natureza. Às nossas origens étnicas, ao nosso génio primitivo, numa palavra, à rica e ancestral tradição lusitana e/ou celtibera, agora enriquecida pelo trabalho e o progresso dos séculos.
Um país, uma nação, um povo sem conhecimento, saliência do seu passado histórico, origem e cultura, é como uma árvore sem raízes. Estéril e incapaz de dar frutos.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O Pessoa Oculto


Ao longo de quase toda a sua vida, Fernando Pessoa foi um homem atormentado pelo problema do sentido do ser humano, da vida e do universo.

Ó sistema mentido do universo
Estrelas-nada, sois irreais
Oh com que ódio carnal e estonteante
Meu ser desterrado vos odeia.

Curiosamente, essa atracção pelo mistério do ser nunca foi resolvida através da fé católica em que foi criado.

Enquanto jovem, Pessoa reservava já uma parte importante dos seus rancores profundos às religiões. Por volta de 1908, o seu pouco conhecido heterónimo Charles Robert Annon anota em inglês esse seu ódio:

Em nome da VERDADE, da CIÊNCIA e da FILOSOFIA (…) passo sentença de excomunhão sobre todos os padres e todos os secretários de todas as religiões do mundo.

Mago Aleister Crowley
Entretanto, vai estudando filosofia, essencialmente de maneira autodidáctica. Tem uma curta experiência no âmbito do espiritismo e passa à teosofia. Mais tarde, nos anos 30, e por influência do seu encontro com o mirabolante mago irlandês Aleister Crowley, há-de virar-se decididamente para o ocultismo.


Nunca voltará ao seio do cristianismo oficial. Chegando mesmo a hostilizá-lo. Alberto Caeiro insulta a Igreja Católica no poema VIII do célebre Guardador de Rebanhos. Este, Reis e António Mora tornar-se-ão os arautos da reconstrução do paganismo. Campos dará uma dimensão mecânica e urbana ao divino. Fernando Pessoa (ele mesmo) permanecerá sempre fiel a essa enorme inimizade face aos cristianismos oficiais. Mantendo-se coerente, nem mesmo perante a beatice do salazarismo transigiu.

Creio na existência de mundos superiores ao nosso e de habitantes desses mundos, em existências de diversos graus de espiritualidade, subtilizando-se até se chegar a um Ente Supremo, que presumivelmente criou este mundo. (…) Não creio na comunicação directa com Deus, mas, segundo a nossa afinação espiritual, podemos ir comunicando com seres cada vez mais altos.


Esse Deus parece ser concebido à maneira maçónica de «Grande Arquitecto do Universo» e a via para ele nunca está terminada. Aliás, era este o significado essencial da obra inacabada O Caminho da Serpente e a dimensão simbólica desse animal era precisamente a deslocação perpétua da verdade absoluta.

(…) não pertenço a Ordem Iniciática nenhuma.


O poeta considerava haver três vias para o Absoluto: (…) o caminho mágico (incluindo práticas como as do espiritismo (…)), caminho esse extremamente perigoso, em todos os sentidos; o caminho místico, que não tem propriamente perigos, mas é incerto e lento; e o que se chama o caminho alquímico, o mais difícil e o mais perfeito de todos, porque envolve uma transmutação da própria personalidade que a prepara, sem grandes riscos, antes com defesas que os outros caminhos não têm.

O caminho da Serpente está fora das ordens e das iniciações, está, até, fora das leis (rectilíneas) dos mundos e de Deus. O carácter maldito, o aspecto repugnante, da Cobra, traz marcado a sua Oposição ao Universo — profundo e obscuro Mistério Magno. Ela é o Espírito que Nega, mas nega mais, e mais profundamente, do que em geral se entende ou se pode entender. Nega o bem no seu baixo nível, em que é só Serpente e tenta Eva; nega a verdade no seu segundo nível, em que é (…) nega o bem e o mal no seu terceiro nível, em que é Satã; nega a verdade e o erro no seu quarto nível, em que é Lúcifer; (ou Vénus); nega-se a si mesma e a tudo no seu quinto nível, e fuga, em que é SS, a Revelação Suprema. (…) e a si mesma se tenta e se mata.

Todos os caminhos no mundo e na lei são rectilíneos; o caminho da Serpente é a evasão dos caminhos, porque é, substancial e potencialmente, a Evasão Abstracta, o reconhecimento da verdade essencial, que pode exprimir-se, poeticamente, na frase de que Deus é o cadáver de si mesmo; a descoberta do Triângulo Místico em que os três vértices são o mesmo ponto, o segredo da Trindade e do Deus Vivo, que, em certo modo, é o Homem Morto em e através de Deus Morto.

Fonte: Grandes protagonistas da história de Portugal – Fernando Pessoa – Planeta de Agostini

Sem comentários:

Enviar um comentário