Em plena crise, o pensamento inquieta-se e interroga-se; ele pesquisa as causas mais profundas do mal que atinge a nossa vida social, politica, económica e moral.
As correntes de ideias, de sentimentos e interesses chocam brutalmente, e deste choque resulta um estado de perturbação, de confusão e de desordem que paralisa toda a iniciativa e se traduz na incapacidade de encontrarmos soluções para os nossos males.
Portugal perdeu a consciência de si mesmo, da sua origem, do seu génio e do seu papel, de herói intrépido, no mundo. Chegou a hora do despertar, do renascimento, de eliminar a triste herança que os povos do velho mundo nos deixaram, as bafientas formas de opressão monárquicas e teocráticas, a centralização burocrática e administrativa latina, com as habilidades, os subterfúgios da sua politica e dos seus vícios, toda esta corrupção que nos tolda a alma e a mente.
Para reencontrar a unidade moral, a nossa própria consciência, o sentido profundo do nosso papel e do nosso destino, isto é, tudo o que torna uma nação forte, bastaria a nós portugueses eliminar as falsas teorias e os sofismas que nos obscurecem o caminho de ascensão à luz, voltando à nossa própria natureza. Às nossas origens étnicas, ao nosso génio primitivo, numa palavra, à rica e ancestral tradição lusitana e/ou celtibera, agora enriquecida pelo trabalho e o progresso dos séculos.
Um país, uma nação, um povo sem conhecimento, saliência do seu passado histórico, origem e cultura, é como uma árvore sem raízes. Estéril e incapaz de dar frutos.

sábado, 3 de novembro de 2012

Durbedicus

O Deus das Águas


A ara que contém a única inscrição conhecida dedicada ao deus lusitano Durbedicus foi encontrada por Martins Sarmento em 1881, na torre da igreja de Ronfe, em Guimarães. Actualmente encontra-se exposta no Museu de Guimarães.

Existem várias interpretações sobre o significado de Durbedicus, embora a maioria dos autores esteja de acordo em atribuir-lhe um carácter aquático.

Adolfo Coelho interpreta o nome desta divindade como "o que goteja" ou que "faz gotejar". Diz-nos ainda que esta "denominação conviria a um deus dessas fontes escassas que muitas vezes são consideradas como em extremo milagrosas". Por outro lado afirma que este nome poderá igualmente ligar-se ao "antigo irlandês derb - 'certo', 'verdadeiro', 'ilustre'".

Segundo Leite de Vasconcelos, Durbedicus seria "um deus aquático - ou de uma fonte, ou do rio Avus, que passa perto de Ronfe". Vasconcelos associa ainda o prefiro durb- aos termos irlandeses dobor, dobur e dobhar, que significam "água", e refere o nome de dois rios com esta mesma raiz: Durbis (Bretanha) e Durbiae (Gália)

O Deus Muito Vitorioso

 
Para além destas interpretações já conhecidas, que nos seja permitido, porém, lançar mais algumas hipóteses, decompondo Durbedicus em Dur-Bedicus, ao contrário da habitual decomposição a partir de Durb-. Em irlandês antigo, Duir significa "carvalho" e "forte". É igualmente associável ao português "duro", também ligado à noção de "força". A raiz indo-europeia Dru- representa a palavra "muito" (análogo ao francês trés). Por outro lado, a raiz celta bouda significa "vitória" e o escocês buaidheach "eficiente". Lembremo-nos do nome da famosa raina celta Boudica, que liderou uma revolta contra a invasão romana na Grã-Bretanha, cujo nome significa "vitoriosa". Existe inclusive uma inscrição com o nome Boudica na Lusitânia. Por esta ordem de ideias, somos tentados a interpretar Dur-Bedicus como o "muito vitorioso", "carvalho da vitória/força". Duberdicus poderia assim ser uma divindade guerreira à qual a tribo apelaria para vencer nos combates.

Alexandre Gabriel
Mandrágora - O Almanaque Pagão 2009 - Usos e Costumes Mágicos da Lusitânia
Fonte:
http://branmorrighan.blogspot.pt/2012/11/deuseslusitanosduberdicus.htmlutm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+Morrighan+(Morrighan
)

Sem comentários:

Enviar um comentário